fbpx

TOXINA BOTULÍNICA

A aplicação de Toxina Botulínica é o procedimento estético mais realizado no Brasil e no mundo e é sinônimo de beleza. Entretanto, a aplicação não é novidade, pois já é utilizado desde 2002.

Trata-se de uma substância derivada da bactéria (Clostridium botulinum) que é responsável pelo botulismo. A toxina causa um bloqueio da liberação da acetilcolina, na junção neuromuscular, que impede a contração muscular, através de um relaxamento. O produto não apresenta nenhum risco, pois é extremamente diluído e obtido, em laboratório, sob todas as normas sanitárias.

No Brasil existem 5 marcas de Toxina Botulínica, sendo Botox® a mais conhecida. Por ter sido a primeira a ser utilizada, tornou-se sinônimo do produto. As demais marcas são DYSPORT®, PROSIGNE®, XEOMIN®, BOTULIFT®

toxina botulínica

O que é aplicação de Toxina Botulínica

A aplicação de Toxina Botulínica é um procedimento estético cujo objetivo é o relaxamento temporário de alguns músculos da face, para que esses não se contraiam tanto, evitando assim o surgimento das rugas de expressão. A aplicação suaviza sulcos profundos e linhas do rosto, conferindo à face uma aparência mais relaxada, rejuvenescida e agradável. 

Quais as indicações

A aplicação de Toxina Botulínica é indicada para pessoas que desejam diminuir ou amenizar as rugas e linhas de expressão o que resulta em um semblante mais jovem e descansado. 

A Toxina Botulínica pode ser usada inclusive para arquear as sobrancelhas. É também indicada para pessoas com hiper-hidrose (excesso de suor) nas axilas, mão e pés e para a correção do sorriso gengival (exposição exagerada da gengiva ao sorrir).

Quais os benefícios 

Os principais benefícios são:

  • Segurança e eficiência;
  • Resultados previsíveis;
  • Repetição do procedimento, por várias vezes, ao longo do tempo;
  • Riscos ínfimos, por ser minimamente invasiva;
  • Resultado excelente para rugas de expressão;
  • Rejuvenescimento da face;
  • Aumento da autoestima.

 

 
Como é feita a aplicação de Toxina Botulínica

A aplicação é feita em consultório e dura em torno de 30 minutos. O procedimento consiste em pequenas injeções nos locais a serem tratados. Em consulta prévia o médico decide, de acordo com as expectativas do paciente, quantos e quais pontos do rosto e pescoço receberão o produto. Antes de iniciar as aplicações, é usado um gel anestésico nos pontos escolhidos. 

Ao ser aplicada. no rosto ou em outras áreas, a Toxina Botulínica bloqueia os receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos dos neurônios para os músculos, evitando a forte contração e relaxando a musculatura. Com os músculos relaxados e a baixa contração, evita-se a formação das rugas de movimento que acontecem quando franzimos a testa, sorrimos ou cerramos os olhos.

Desde que a aplicação seja feita por um médico, com experiência e técnica aperfeiçoada, não ocorre a paralisação completa da musculatura e nem o congelamento da expressão. A aplicação de Toxina Botulínica proporciona uma boa melhora estética e dá ao rosto uma expressão mais jovem e descansada, sem parecer artificial.

Quais são os riscos da aplicação da Toxina Botulínica

Por se tratar de um procedimento muito pouco invasivo, os riscos são mínimos. Entretanto o maior cuidado que se deve tomar é ao escolher o profissional.

Com a popularização do tratamento, muitas pessoas não qualificadas começaram a realizar este procedimento o que representa um grande perigo. Para maior segurança, a aplicação da Toxina Botulínica deve ser feita somente por médicos. São eles os profissionais preparados para conhecer a anatomia facial humana e também dosar as concentrações corretas do produto a ser utilizado.

A aplicação incorreta da toxina pode causar paralisia facial, ptose (queda) das sobrancelhas e assimetria facial, quando uma sobrancelha fica mais erguida do que a outra, uma parte do rosto mais enrijecida ou até um olho mais fechado que o outro, resultados completamente indesejados. Se isso acontecer, somente após aproximadamente 6 meses o rosto retornará ao normal.

A Toxina Botulínica é contraindicada para mulheres grávidas ou em amamentação. Também é importante o paciente informar ao médico sobre a existência de doenças autoimunes ou neuromusculares.

Como é a pós-aplicação de Toxina Botulínica

Após a aplicação surgem pequenos nódulos e pontos vermelhos nos locais onde foram feitas as aplicações. As seguintes precauções devem ser tomadas:

  • Não massagear a região da aplicação a fim de evitar que ocorra migração do produto;

  • Não fazer exercícios físicos após o procedimento;

  • Não abaixar nem deitar a cabeça nas primeiras horas;

  • Não se expor ao sol.

Evolução e resultados da aplicação de Toxina Botulínica

Os resultados da aplicação atingem seu ápice de 3 a 5 dias. O rosto e demais locais que receberam o tratamento ficarão com aparência mais jovem e descansada. 

Esses resultados permanecerão de 4 a 6 meses, aproximadamente, dependendo de algumas características individuais: tipo de pele, mímica, idade, força muscular,  intensidade da atividade física e outros.

Para a otimização dos resultados, a Aplicação de Toxina Botulínica pode ser associada a outros procedimentos: Preenchimento e Peeling.

Saiba mais preenchendo e enviando o formulário abaixo.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem