fbpx

OTOPLASTIA

O que é Otoplastia

A Otoplastia ou cirurgia das orelhas de abano é a cirurgia plástica indicada para correções da deformidade na curvatura das orelhas. A cirurgia é muito simples, tem riscos mínimos e é de grande benefício estético, psicológico e social para as crianças assim como para os pais.

Otoplastia

As orelhas de abano, como são chamadas popularmente as orelhas proeminentes que possuem um maior ângulo em relação à cabeça, devem ser uma das maiores causas de bullying nas escolas e nas turmas de crianças.

Por ficarem mais afastadas da cabeça, as orelhas de abano atrapalham o contorno facial e causam um desconforto psicossocial nas crianças, podendo comprometer seu desenvolvimento social e escolar. O problema é comum e ocorre em cerca de 5% das crianças, devido a fator genético, sendo normal a ocorrência em vários membros da mesma família.

A solução é fácil e ocorre pela realização do Otoplastia.

Quais as Indicações

A Otoplastia é indicada para crianças que não estejam satisfeitas com a aparência das orelhas. Orelhas posicionadas em maior ângulo, em relação à cabeça, ficam muito evidentes, provocam desarmonia visual e chamam mais atenção. A Otoplastia também pode corrigir orelhas com tamanho avantajado ou de formato não agradável.

Otoplastia

O ideal é que a cirurgia seja realizada quando o crescimento da orelha estiver completo, ou seja, por volta dos 6 anos. Esta idade coincide com a época em que a criança já se percebe melhor e de forma mais completa, perante seu meio de convívio social  . Também é nessa idade que boa parte das crianças inicia o convívio escolar e começa a notar as diferenças entre os colegas. É, portanto, considerada  a melhor época para se operar, evitando assim o risco do bullying.

A operação também pode ser feita tardiamente, em adolescentes e adultos.

Quais os benefícios

Os principais benefícios da Otoplastia são:

  • Readequação da posição das orelhas;
  • Readequação do formato e tamanho das orelhas, se necessário;
  • Melhora na simetria;
  • Melhora na aparência;
  • Melhora da autoestima;
  • Evitar o bullying.
Como é o pré-operatório

O pré-operatório é iniciado com uma consulta médica detalhada em que o paciente será minunciosamente examinado e serão avaliadas expectativas e possibilidades.

O médico solicitará a realização de exames laboratoriais e de risco cirúrgico.

Deverão ser passadas diversas informações sobre os medicamentos de uso atual, possíveis alergias e se há histórico de doenças familiares.

Como é a anestesia

A anestesia da Otoplastia normalmente é local, com sedação. Caso o paciente ou os pais tenham outras necessidades, pode ser combinada com o médico uma anestesia geral.

Como é feita a Otoplastia

A cirurgia é realizada em hospital, em caráter ambulatorial, ou seja, tendo sua alta prevista para o mesmo dia. Dura cerca de 2 horas, dependendo das necessidades de cada paciente. Deve-se adicionar a este tempo o preparo e a recuperação pós-anestésica.

As orelhas¨são constituídas por cartilagem e são formadas pela escafa e anti-hélice. Quando existe má formação da anti-hélice, acontece deformidade na curvatura ocorrendo as orelhas de abano.

A Otoplastia é feita através de uma incisão realizada em um sulco, bem atrás da orelha. Por esse acesso o cirurgião puxa a orelha para trás aproximando-a da cabeça.

Assim o médico faz a remoldagem das cartilagens, recriando dobras e reentrâncias e restaurando relevos naturais próprios dessa região. Essas dobras são feitas com o enfraquecimento das cartilagens e uma reformatação com pontos meticulosamente planejados, para garantir a cicatrização na posição desejada.

As incisões são feitas no sulco atrás das orelhas, portanto as cicatrizes quase não são percebidas.

Quais são os riscos da Otoplastia

Os riscos da Otoplastia são os mesmos de qualquer outra cirurgia plástica: hematomas, inchaços e cicatrizes discretas.

Os riscos são maiores se o paciente não seguir as recomendações médicas.

 

Como é o pós-operatório da Otoplastia

Pode haver dor, no pós-operatório da Otoplastia, devido ao fato das orelhas serem órgãos bastante vascularizados e enervados. Se houver, deve ser controlada com os analgésicos prescritos. É normal um inchaço local que tende a diminuir, progressivamente, a partir do quinto dia após a cirurgia

Os pacientes saem da cirurgia com curativos nas regiões operadas. Também é importante o uso de uma malha cirúrgica para manter as orelhas na posição adequada e protegê-las de impactos e movimentos principalmente à noite.

Como a cirurgia é bastante simples, dentro de alguns dias o paciente pode retomar suas atividades normais. Entretanto, se os pacientes forem crianças, maiores precauções devem ser tomadas:

  • Manter curativos sempre secos e limpos, trocando caso necessário;

  • Respeitar o período de repouso indicado para os primeiros dias;
  • Evitar atividades físicas e movimentos bruscos com a cabeça;

  • Dormir sempre de barriga para cima para evitar a compressão nos locais operados;

  • Banhos de corpo inteiro estão liberados 24h após a cirurgia;

  • Após o banho secar bem o local devido às dobras;

  • Retirada de pontos será feita pelo médico entre 3 e 5 dias após a operação;

  • Piscina ou praia somente após 30 dias, evitando sol no local da operação;

  • Se o paciente for criança, evitar brincadeiras de correr e outras mais agitadas por pelo menos 15 dias.

Evolução e resultados da Otoplastia

O resultado da Otoplastia é visível assim que o edema (inchaço) nas áreas operadas diminuir, o que costuma acontecer nas primeiras duas semanas. Mas, nas trocas de curativos, pode-se ver uma melhora imediata, em torno de 50%. Em um mês, o resultado estará bem próximo ao definitivo.

O benefício são orelhas em uma posição mais reta, rente à cabeça, proporcionando um visual mais harmonioso.

Vale lembrar que os resultados de cirurgias não são matemáticos, pois a cicatrização depende de cada paciente. O ser humano não é absolutamente simétrico. O que a cirurgia propõe é uma melhor harmonização na posição das orelhas em relação à cabeça.

O paciente e a família ficam mais seguros no convívio social e a criança menos exposta à olhares e comentários maldosos.

Saiba mais preenchendo e enviando o formulário abaixo.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem