fbpx

MASTOPEXIA

O que é Mastopexia

Mastopexia, ou lifting de mama, é a cirurgia plástica cujo objetivo é elevar as mamas, reposicionar as aréolas e mamilos e remontar o tecido, até que as mamas voltem à posição original, devolvendo-lhes um aspecto de jovialidade.

Quais as Indicações da Mastopexia

Devido à força da gravidade e ao envelhecimento natural do corpo, também à gravidez ou mesmo à perda de peso, as mamas sofrem queda e flacidez. Isto é normal e acontece com grande parte das mulheres. A cirurgia, para a elevação das mamas, é indicada para as mulheres cujas mamas apresentam esses problemas.

 

Quais os benefícios

  • Reposicionamento correto das mamas;

  • Melhora do contorno mamário;
  • Reposicionamento de aréolas e mamilos;

  • Melhora da harmonia corporal;

  • Simetrização das mamas, quando necessário;

  • Aumento da autoestima.

 

Como é o pré-operatório 

O pré-operatório é iniciado em consulta médica detalhada, em que a paciente será minunciosamente examinada e serão avaliadas expectativas e possibilidades.

O médico solicitará a realização de exames laboratoriais e de risco cirúrgico. Exames de imagem também poderão ser solicitados.

Como é feita a Mastopexia

A Mastopexia pode ser ambulatorial e a paciente deve ter alta no mesmo dia. A cirurgia tem duração aproximada de três horas. Normalmente a anestesia é local com sedação venosa. Em caso de necessidade, pode ser feita sob outro tipo de anestesia, peridural ou geral, conforme avaliação do anestesiologista. 

A elevação das mamas requer incisões, para redefini-las e firmá-las. Sendo assim, podemos associar a colocação de prótese, no mesmo tempo cirúrgico, o que chamamos de Mastopexia com prótese. Para tanto é necessário que o assunto seja debatido, entre médico e paciente, definindo-se, assim, qual o método a ser adotado na cirurgia. As incisões mais comuns são:

  • Incisão realizada no entorno da aréola;

  • Incisão vertical: da aréola até o sulco mamário (dobra embaixo da mama);

  • Incisão horizontal, acompanhando a parte embaixo da mama, mantendo o contorno natural.

Em alguns casos de elevação da mama, a aréola e o mamilo podem ter de ser reposicionados, de modo que se ajustem ao novo formato. Quando o excesso de pele é retirado, durante a cirurgia, uma porção de aréola, excessivamente estirada, é também corrigida. O objetivo é reduzir o tamanho da aréola e criar uma aparência natural.

Concluídos os procedimentos, pontos externos serão dados para o fechamento das incisões. Em caso de presença de cistos ou nódulos, estes serão retirados e, junto com todos os demais tecidos extraídos, serão enviados para exame específico. 

Como é a anestesia

A anestesia da Mastopexia normalmente é local com sedação. Mas pode ser alterada para outro tipo de anestesia em caso de consenso entre médico e paciente.

Como é o pós-operatório

Normalmente a cirurgia não possui um pós-operatório doloroso, mas, se houver dor, deve ser controlada com os analgésicos prescritos. Algumas observações devem ser seguidas:

  • Deitar-se com o tronco apoiado em travesseiros. Não deitar de lado ou de bruços;
  • Banho ou troca de curativo, somente 3 dias após a cirurgia;
  • O sutiã deverá ser usado, inclusive para dormir, por um período de aproximadamente 60 dias;
  • Evite dirigir por pelo menos 3 semanas;
  • Não carregar peso por pelo menos 3 semanas;
  • Atividades físicas, dos membros superiores, somente deverão ser retomadas após 3 meses.
Evolução e resultados

Os resultados serão percebidos ao longo dos meses. Em 12 meses já teremos os resultados finais, revelando a forma e a posição almejadas para as mamas.

A cicatrização também evolui durante um ano aproximadamente. Após este período, as cicatrizes encontrar-se-ão mais finas e claras.

Em alguns casos, a Mastopexia deve ser associada ao implante de silicone, para que o volume das mamas fique mais harmônico em relação ao restante do corpo. Os dois procedimentos podem ser realizados simultaneamente.

Saiba mais sobre implantes de prótese mamária clicando aqui.

Saiba mais preenchendo e enviando o formulário abaixo.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem