fbpx

LIPOASPIRAÇÃO

O que é Lipoaspiração

A Lipoaspiração é a cirurgia plástica que remove o excesso de gordura localizada (lipodistrofia) nos braços,  coxas, pernas, abdômen, cintura, peito e outros, com o objetivo de melhorar o contorno corporal.

É importante salientar que a Lipoaspiração não é uma cirurgia plástica para perda de gordura, mas sim para a retirada de pequenos excessos difíceis de serem eliminados somente com dieta e exercícios.

A perda real de gordura deve ser obtida e mantida através de uma alimentação saudável e controlada, além da prática constante de exercícios físicos sob orientação profissional.

lipoaspiração

Em países tropicais, como o Brasil, é natural que haja uma maior exposição do corpo e, por consequência, uma grande preocupação com a beleza e a harmonia estética.

Para maior valorização da beleza, as proporções entre tórax, membros e glúteos devem ser perfeitas e harmônicas. Do equilíbrio entre estas partes vem a importância da Lipoaspiração, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo e no Brasil.

Como é feita a Lipoaspiração

A Lipoaspiração é feita com a introdução de cânulas (tubos) através de pequenas incisões próximas às áreas em que há acúmulo de gordura, deixando cicatrizes mínimas. Essas cânulas são ligadas a um aparelho especial de vácuo que aspira lentamente o excesso de gordura. Dependendo do local e da quantidade de gordura a ser retirada, podem ser usadas cânulas de calibres variáveis.

lipoaspiração

Com a cânula inserida, o médico vai criando pequenos túneis na gordura e – através de delicados movimentos de vai-e-vem – vai fazendo uma retirada harmônica e uniforme da gordura.

Tipos de Lipoaspiração

Existe mais de um tipo de Lipoaspiração a ser escolhido e a opção depende da densidade e da quantidade de gordura a ser retirada. Conheça as principais técnicas:

Hidrolipo
Tipo de lipo em que, previamente, injeta-se, na gordura, uma solução que contém soro fisiológico e adrenalina. Esta solução tem o papel de deixar a gordura menos densa, assim usa-se menos força para mover a cânula e a gordura se descola com maior facilidade. Além disso, a adrenalina é uma substância vasoconstritora que ajuda a diminuir o sangramento, minimizando hematomas no pós-operatório. 

Microlipo ou minilipo ou lipo light
Mesma técnica da hidrolipo, mas realizada em proporção bem menor. Ideal para uso na região da papada, das axilas e ao redor do umbigo. 

Lipo escultura
É a lipoaspiração em que a gordura retirada é reaproveitada a fim de preencher outras regiões, quando seja necessário remodelar o corpo, para torná-lo mais harmonioso.

Lipo HD ou alta definição
É a lipo que esculpe o contorno abdominal, dando evidência aos músculos e proporcionando a famosa barriga tanquinho.

Quais as Indicações

A Lipoaspiração é uma cirurgia ideal para pacientes que estão dentro ou próximo do peso ideal. Ou seja, não é uma solução para a perda de peso. Uma boa elasticidade da pele é de extrema importância para o resultado final, pois quando a gordura é retirada, uma perfeita retração da pele garante o sucesso cirurgia.

O procedimento é indicado para homens ou mulheres que apresentem:

  • Gordura localizada que a dieta e o exercício físico não conseguiram reduzir;
  • Desejo de remodelar o contorno corporal em busca de beleza e harmonia.
Quais os benefícios
  • Melhora nos contornos corporais;
  • Rapidez nos resultados;
  • Rápida recuperação;
  • Mínimas cicatrizes;
  • Aumento da autoestima.

 

Como é o pré-operatório

O pré-operatório é iniciado em consulta médica detalhada, em que o paciente será minunciosamente examinado e serão avaliadas expectativas e possibilidades.

O médico solicitará a realização de exames laboratoriais e de risco cirúrgico. Deverão ser passadas diversas informações: quais os medicamentos de uso atual, as possíveis alergias e o histórico de doenças familiares.

 

Quais são os riscos da Lipoaspiração

Complicações pós-operatórias da Lipoaspiração são raras, pois a cirurgia é simples e segura. 

 

Como é a anestesia da Lipoaspiração

A anestesia da Lipoaspiração poderá ser local, peridural ou geral. A definição do tipo de anestesia dependerá da área a ser tratada, do volume de gordura a ser aspirado, das condições do paciente e principalmente das orientações do médico anestesiologista.

Como é o pós-operatório da Lipoaspiração

O pós-operatório é bem tranquilo. Indica-se uma hidratação vigorosa, dieta rica em proteínas e repouso moderado. Deve-se fazer uso, de forma correta, dos medicamentos prescritos.

Sessões de drenagem linfática serão indicadas, a partir do segundo dia do pós-operatório, a fim de reduzir o excesso de líquido e diminuir o inchaço. O uso de cintas modeladoras é imprescindível nos primeiros 60 a 90 dias. A definição do tempo de utilização das cintas dependerá da evolução apresentada por cada paciente.

Evolução e resultados da Lipoaspiração

Os resultados são surpreendentes para homens e mulheres que, mesmo após dietas, exercícios físicos e outras tentativas, ainda apresentam gordura localizada de difícil resolução. Para que os resultados sejam duradouros, é fundamental que o paciente mude sua rotina, mantendo um estilo de vida mais saudável com bons hábitos alimentares. 

Em geral o paciente perceberá as alterações de medidas após cerca de 15 a 20 dias. O edema (inchaço) regride completamente em aproximadamente 3 a 6 meses, variando de paciente para paciente.

Nas primeiras semanas, as áreas tratadas estarão sujeitas a inchaço, equimoses (áreas roxas) e poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Estes geralmente são perceptíveis à palpação, mas tendem a desaparecer com drenagem linfática e o uso adequado da cinta. 

A Lipoaspiração é uma cirurgia que pode, facilmente, ser associada a qualquer outra cirurgia plástica, principalmente à abdominoplastia  ou  ao implante de prótese mamária. Clique no nome das cirurgias e saiba mais sobre elas.

Saiba mais preenchendo e enviando o formulário abaixo.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem