fbpx

Cirurgia Plástica

 

A cirurgia plástica é a especialidade médica cujo objetivo é devolver ao corpo humano a harmonia anatômica e funcional, corrigindo imperfeições naturais ou estéticas. As cirurgias plásticas se dividem em plásticas reparadoras e plásticas estéticas.

Como os próprios nomes já dizem, a cirurgia plástica reparadora é a correção cirúrgica de deformidades congênitas, acidentais ou decorrente de doenças. Já a cirurgia plástica estética busca embelezamento, rejuvenescimento ou o aperfeiçoamento de segmentos corporais.

cirurgia plástica
cirurgia plástica
cirurgia plástica

História

Os primeiros registros dessa prática surgiram no século VI, na região onde hoje se localiza a Índia. Historiadores encontraram registros de cirurgias feitas para a recomposição de narizes decepados em punição por crimes cometidos.

A palavra plástica tem origem no termo grego plastikos, cujo significado é moldar ou modelar. Por isso escolhida para nomear a prática médica que tem por objetivo manipular e mover tecidos do corpo para fins reparadores e estéticos.

Entretanto foi na época da Primeira Grande Guerra que a plástica moderna ganhou escala, visando tratar feridas e fazer a reconstrução dos corpos de militares mutilados.

Na Segunda Guerra Mundial, as técnicas já haviam sido aperfeiçoadas por Sir Harold Gilles, considerado o pai da cirurgia plástica moderna. Nessa época já se reparavam faces de soldados feridos, reconstituindo funções básicas como o abrir e o fechar de olhos e bocas.

Médicos começaram a se interessar mais pelos benefícios das cirurgias plásticas. Assim surgiram técnicas de manipulação de tecidos com fins de embelezamento: a plástica estética. Nessa fase as cirurgias plásticas eram extremamente caras, o que deixava o procedimento restrito à elite.

Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aprimoradas, aumentando a demanda por cirurgias. E a popularização dos procedimentos forçou a queda nos custos. Hoje o Brasil é um dos campeões em número de procedimentos estéticos.

Números da cirurgia plástica

Segundo o relatório anual divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, foram realizados 21 milhões de plásticas e procedimentos estéticos em 2016, sendo que 85,6% foram realizados em mulheres e 14,4% foram realizados em homens.

As cirurgias plásticas campeãs são: aumento de mamas, lipoaspiração, blefaroplastia e abdominoplastia.

O ranking da plástica, no Brasil, vai muito bem, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Veja mais dados:

cirurgia plástica

Valores de cirurgias plásticas em Belo Horizonte

Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é PROIBIDA a divulgação dos custos de cirurgias plásticas e de procedimentos estéticos em sites da internet.

O valor de cada cirurgia ou procedimento só deve ser apresentado ao paciente pelo médico cirurgião, após uma avaliação detalhada na qual o médico poderá definir o procedimento mais adequado para solucionar a insatisfação apresentada.

Cada paciente é único e toda solução deve ser individualizada, para garantir a satisfação com o tratamento.

Como escolher um bom cirurgião plástico

Apenas médicos especialistas em cirurgia plástica podem realizar cirurgias reparadoras e estéticas com segurança e profissionalismo.

Antes de agendar procedimentos, verifique se o médico possui especialização em cirurgia plástica e se é membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Link para verificação: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/#busca-cirurgiao

Verifique ainda se o médico é registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) e possui o chamado Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Link para verificação: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59#buscaMedicos

Consulte sobre a reputação do médico na internet e com atuais pacientes para verificar a competência e a satisfação de quem já fez as mesmas cirurgias.

Avalie se o médico escolhido participa de congresso, jornadas médicas, apresentação de trabalhos, publicações e o número de cirurgias já realizadas.

Em cirurgia plástica, segurança nunca é demais.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem