fbpx

GINECOMASTIA

A Ginecomastia é um distúrbio que pode causar aumento das mamas nos homens, decorrente de alterações nos níveis hormonais, ou na forma como o corpo utiliza ou responde aos hormônios.

Os hormônios – substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas – são  responsáveis por criar características masculinas (andrógenos) e femininas (estrogênios). Ambos os sexos possuem os dois hormônios

ginecomastia

Mais da metade dos meninos apresenta ginecomastia na puberdade. Em homens adultos ela pode surgir por diversos motivos, sendo os principais: uso de anabolizantes, exposição ao estrogênio, deficiência na produção de testosterona e outros. Para resolver o problema do aumento das mamas masculinas existe a cirurgia Ginecomastia.

O que é Ginecomastia

A Ginecomastia é a cirurgia plástica para reduzir as mamas masculinas, com o objetivo de devolver aos homens formas mais masculinas e a autoconfiança.

Quais as indicações da Ginecomastia

A Ginecomastia é indicada para homens e adolescentes que se sintam constrangidos pelo excesso de volume nas mamas que aparece sob as roupas, impedindo-os de levar uma vida normal, podendo ficar sem camisa e frequentar piscina e praia sem se sentirem envergonhados.

 

Quais os benefícios

  • Melhora na harmonia corporal;
  • Melhora na simetria do tórax;
  • Aparência mais masculina;
  • Aumento da autoestima.
Como é o pré-operatório

O pré-operatório é iniciado em consulta médica detalhada, em que o paciente será minunciosamente examinado e serão avaliadas expectativas e possibilidades.

O médico solicitará a realização de exames laboratoriais e de risco cirúrgico. Exames de imagem também poderão ser solicitados.

Deverão ser passadas diversas informações sobre os medicamentos de uso atual e possíveis alergias.

Como é a anestesia

A anestesia da Ginecomastia normalmente é local com sedação. Caso o paciente tenha outras necessidades, pode ser combinado com o médico anestesia peridural e até geral.

 
Como é feita a Ginecomastia

A Ginecomastia pode ser ambulatorial e o paciente deve ter alta no mesmo dia. A cirurgia tem duração aproximada de três horas.

Existem três tipos de Ginecomastia:

  • Ginecomastia Glandular (pedra no mamilo) – é aquela na qual a glândula deve ser retirada através de uma incisão na borda inferior da aréola;
  • Ginecomastia Gordurosa – deve ser realizada somente através da lipoaspiração;
  • Ginecomastia Mista – associa-se a lipoaspiração para redução de gordura da região, assim como a retirada do excesso de glândula, feita através de uma pequena incisão na borda inferior da aréola. Em caso de ginecomastias volumosas muitas vezes há a necessidade da retirada do excesso de pele.
Quais são os riscos da Ginecomastia

Os riscos da Ginecomastia são os mesmos riscos gerais de qualquer cirurgia: infecção, sangramento e reações à anestesia.

Além disso, abertura dos pontos, cicatriz do tipo queloide, escurecimento ou hematomas, principalmente se o paciente não seguir as recomendações médicas.

 

Como é o pós-operatório

Normalmente, a cirurgia não possui um pós-operatório doloroso, mas, se houver dor, deve ser controlada com os analgésicos prescritos. Algumas observações devem ser seguidas:

  • Evitar atividades físicas e limitar movimentos bruscos e amplos dos braços;
  • Deitar-se com o tronco apoiado em travesseiros. Não se deitar de lado ou de bruços;
  • Banhos somente 48h após a cirurgia;
  • Não mexer nos curativos, mesmo que apresente um sangramento normal. As trocas deverão ser feitas pelo médico que acompanhará a evolução;
  • Uma malha de compressão deverá ser usada por um período de 30 dias, durante todo o dia, inclusive para dormir;
  • Evite dirigir por pelo menos 3 semanas;
  • Não carregue peso por pelo menos 3 semanas;
  • Atividades físicas habituais somente deverão ser retomadas após 3 meses.

 

Evolução e resultados da Ginecomastia

Os resultados da ginecomastia começam a aparecer, a partir do segundo mês, quando o local vai desinchando. Em seguida aparecem os resultados psicológicos, à medida que ocorre a mudança de comportamento do paciente, que se torna muito mais determinado e confiante em si mesmo. 

Existem outras cirurgias plásticas também muito indicadas para os homens como Abdominoplastia, Lipoaspiração da famosa barriguinha de chopp e a Blefaroplastia. Clique nos links para saber mais.

Saiba mais preenchendo e enviando o formulário abaixo.

Agende sua Avaliação

    Nome
    E-mail
    Telefone
    Qual o seu interesse?
    Mensagem