Fazer duas cirurgias plástica de uma vez é uma prática possível, porém precisa ser muito bem avaliada pelo cirurgião plástico que deve ser de grande confiança e membro da SBCP.

Esse cuidado extra é importante, pois, quanto maior o tempo cirúrgico, maiores as chances de complicações. O importante é avaliar bem a relação risco x benefício para tomar a melhor decisão.

BENEFÍCIOS DA ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

Diminuir custos da operação e internação – os custos com o trabalho do cirurgião e equipe, do anestesista, do hospital e clínica serão divididos entre as duas cirurgias, tornando-as mais baratas do que se realizadas isoladamente.

Otimizar o período de recuperação da paciente – logicamente o período de recuperação será utilizado para duas cirurgias simultaneamente.

Entretanto, para que isso seja possível, deve haver uma sintonia entre os procedimentos: as cirurgias devem ser complementares.

Por exemplo, lipoaspiração combina bem com abdominoplastia, implante de prótese de silicone combina com retirada de pele das mamas, quando há flacidez. Um lifting facial associado a uma cirurgia das pálpebras. Isso porque são cirurgias complementares e realizadas nos mesmos locais ou muito próximos.

Um lifting de coxas associado a uma mamoplastia, seria desconfortável para a paciente pois a cirurgia e a recuperação seriam em dois lugares bem distintos.

INCONVENIENCIAS DA ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

O tempo da cirurgia e do efeito da anestesia provocam alterações metabólicas e fisiológicas no corpo. Para que essas alterações sejam bem suportadas pelo paciente, o ideal é que a cirurgia não estenda muito.

Quanto maior a duração e quanto maior a área do corpo a sofrer intervenções, maiores os riscos envolvidos.

Outra questão é a perda de sangue durante a cirurgia. Se for muito grande poderá prejudicar o período de recuperação, prolongar o inchaço e até interferir negativamente na cicatrização.

O Conselho Federal de Medicina determina, como resolução de segurança, não ultrapassar mais que 40% de extensão corporal no mesmo procedimento cirúrgico.

Longas jornada cirúrgicas também desgastam o médico e a equipe, mesmo sendo bem treinados para isso.

Bom senso é a palavra-chave na hora de fazer duas cirurgias plásticas de uma vez.

Escolha bem o seu médico, tire todas as dúvidas e confie no profissional.

Agende sua consulta online GRATUITA e esclareça todas suas dúvidas clicando no link http://leonardogasbarro.rds.land/consulta-online-gratuita

Sou Leonardo Gasbarro, médico cirurgião plástico há mais de 20 anos, membro da SBCP e possuo centenas de cirurgias realizadas com sucesso. Contatos: 31 3282-1652 / 98775-8010 (WhatsApp).